quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Escritor residente

Chego à sala de aula durante a aula de Geografia.
Trinta línguas todas elas igualmente perras,
até que um rapaz pede para ler. Sento-me numa mesa e ouço

que uma vaca de uma quinta das redondezas
demorou três horas a ter a cria, mas ficou tudo bem.
Agora as mãos levantam-se, e os «eu, eu» de cada miúdo

mostram sobrepor-se ao guião gravado e desconjunto
que enche os reles manuais a que se agarram,
mas, depois do fim do ano, a maioria dará cabo deles,

quase sem hesitarem, à medida que deixam tudo para trás.
Quem é que vai ler para mim, nessa altura? Sento-me com eles, enquanto posso.
Eles lêem e voltam a ler muito depois de a campainha tocar.

- David Wheatley
(tradução de Hugo Pinto Santos)
in Misery Hill, The Gallery Press, Oldcastle, 2000

Sem comentários: