sexta-feira, abril 13, 2012

A condolência

A mis soledades voy,
De mis soledades vengo,
Porque por andar conmigo
Me bastan mis pensamientos.

Lope de Vega

Oh meus companheiros de sofrimento, cantos de minha juventude
Um bando de burros vos elogia porque sois viris,
Nós, vós, eu! Nós temos sangue na guelra!
Percebeis a coisa, meus companheiros de sofrimento —
Nossa macheza nos destaca do refugo.
________Quem diria!

Oh meus companheiros de sofrimento, ao passearmos por entre as árvores,
Nada nos entediava tanto quanto a máscula estupidez.
Saíamos por aí, colhendo pensamentos subtis,
Nosso fantastikon deleitava-se em servir-nos.
E não nos irritávamos com as mulheres,
________pois as fêmeas são dúcteis.

E agora ouvis o que dizem de nós:
Comparam-nos a esse tipo de pessoa
Que sai pela rua anunciando o próprio sexo
Como se tivesse acabado de descobri-lo.
Deixemos isso de lado, meus cantos,
________e voltemos ao que mais no interessa.

- Ezra Pound
(tradução de Augusto de Campos)

Sem comentários: