segunda-feira, junho 06, 2011

Newgrange

Trouxeram-me a este impasse encoberto, e aqui jazo,
Oblíquo, caído por terra, detido por pedras que falam
Com elegantes espirais, um erudito seco até aos ossos,
Espero o raiar do dia na minha caveira.

O deus do sol e o rio morreram na minha cama
Para viverem como contas ou corais debaixo da terra.
Ficou uma abertura no dólmen, para alimentar os mortos,
O vento de um raio de esperança bate naquilo que renasce.

Ao cimo de um caminho escuro, com uma luz ao longe,
Um lastro de sol busca o meu retiro hermético.
Enquanto a poeira do pólen inflama a pedra amontoada
O túmulo que eu fiz acende em si um caminho.

Uma vez por ano, pode tocar-me, limpa oferenda,
Produzir luz, erguer um escombro de rocha.

- Richard Murphy
(tradução de Hugo Pinto Santos)
in The Price of Stone, Faber and Faber (1985)

Sem comentários: