segunda-feira, setembro 20, 2010

Para além de bem e mal

Coragem, meus caros.

Quem conheceu o velho major
Que deixou os campos
À luz verde das searas,
Sabe, tem a certeza de ter sido um homem digno.
Não é por causa de um filho natural
Que diante de um castelo reclamava seu pai,
O motivo da desonra.
Essas perdas, esses ganhos não entram neste balanço.
Apenas a satisfação de um abrir de pernas
Da mulher que foi eternamente triste com esse prazer
Junto à praia de Consac.
A mulher cinzenta dos cabelos de importância secundária
Nunca sentada à luz de um candelabro
E desalojada de amor
Na casa esquecida
Do vento seco e gradual
Que nunca arrefeceu
O filho que medrava.

Coragem - diria o major -
Agora que faltam poucos judeus
Deste lado do muro.

A minha mãe
Não tem nariz afilado
Nem sabe negociar o começo da vida.
E o meu pai está no lado dos judeus.

Eu vejo um homem, um major.
Talvez seja ele.

Acaba por me estender a mão
Sem saber quem sou.

Salvou um judeu,
Mas nunca um filho.

Sem comentários: