quarta-feira, agosto 30, 2006

One flew over the cuckoo's nest


Esta noite o cinema ficou por casa...
Nos últimos tempos o meu esforço para voltar para cima da cena cinematográfica actual nas salas do alvaláxia estava a ser mal recompensado... Vi uma série de filmes banais, desinteressantes ou interessantes mas chatos e eu que pelo hábito criado já não fico entusiasmado quando me sento em frente à grande tela comecei a fazer o caminho de casa até lá com os pés quase arrastando... Por isso hoje passei pelo filmaffinity.com e vi lá quais eram as recomendações dos meus compinchas cinéfilos e escrevi uma lista, fui a um blockbuster e saí de lá com três títulos... Hoje falo-vos do que acabei de ver - One flew over the cuckoo's nest (Voando sobre um ninho cucos). Tão a ver qual é não tão... Aquele com o Jack Nicholson no papel de protagonista e na realização o masta Milos Forman (realizador também do fantástico Amadeus).
Bem o filme é muito bom sim mas não é sensacional. Tem uma inteligência que óbviamente vai muito para lá do que é apenas dito mas fica no lugar da sugestão e podemos tirar do baú que nos deixa imensas sensações de valor que tiramos de possíveis metáforas e imagens mais ou menos concretas... Mas o filme em si é um pouco maçador, é exaustivo e é feio na forma como o retrato sai realista (realidade grotesca). Mas é também um filme sobre os valores humanos, a personagem do Jack Nicholson é muito densa e cheia de fogo, muito desse fogo vem da interpretação notável do actor mas é um filme que bate em nós sem nunca nos levar a vôos altos, podemos sentir que as asas batem e passa por elas algum vento que nos deixa acreditar e depois... Drama... É um excelente drama mas não ao nível do Amadeus (por exemplo)...
Gostei muito de ter seguido a indicação que me deram e foi uma excelente experiência mas é sobretudo um filme sobre mais um bom homem que se deixa foder pelos cretinos... Entretanto constróem-se alguns laços que nos animam e aquecem mas o filme acaba, endireitamos as costas e vamos descansar...
Dou-lhe um 7.7 de 0 a 10 e reafirmo a excelente impressão que tenho das capacidades do Jack Nicholson.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este filme de que fala, cientificamente vai MUUUITO para além do seu comentário.
Necessita de conhecer conceitos ligados à Histária da Psiquiatria para poder avaliar de forma aprofundada o enredo e o conteúdo interpretativo.
Aconselho-o a ler algo sobre "Anti-Psiquiatria".
Já percebi que é uma pessoa interessada por tudo o que o rodeia, o que é muito positivo e que gosta de emitir as suas opiniões, logo convém trabalhar os fundamentos.

Diogo Vaz Pinto disse...

Acredite que sei... Talvez até mais do que você e se quiser dou-lhe o nome das obras que li mas acredito que as vai desclassificar mesmo antes de as considerar... Já ouviu falar dos estudos de dianética?
Quanto`ao meu comentário ao filme acredite que eu não tento ser exaustivo, escrevo para quem vê um filme descontraídamente e não se preocupa demasiado com as suas implicações... Ainda assim achei-lhe imensas noções e críticas dirigidas à psiquiatria. Se quiser eu até lhas identifico e depois você faz comigo a prova dos nove.