domingo, julho 21, 2019

Céline


When you stop to examine the way in which words are formed and uttered, our sentences are hard put to survive the disaster of their slobbery origins. The mechanical effort of conversation is nastier and more complicated than defecation. The corolla of bloated flesh, the mouth which screws itself up to a whistle, which sucks in breath, contorts itself, discharges all manner of viscous sounds across a fetid barrier of decaying teeth—how revolting! Yet that is what we are adjured to sublimate into an ideal. It’s not easy. Since we are nothing but packages of fetid, half-rotted viscera, we shall always have trouble with sentiment … Feces on the other hand make no attempt to endure or to grow. On this score we are far more unfortunate than shit; our frenzy to persist in our present state—that’s the unconscionable torture. (“Journey to the End of the Night”)

1 comentário:

victor disse...

Caro autor:

Como é "barato" comentar não hesito em comunicar como o texto acima se torna chocante e brutal, por estar em inglês. perde todo o lirismo natural do estilo Céline, que no "Voyache" ainda era um estilo em compromisso com as potencialidades económicas que o autor almejava.

O estilo Céline só atinge o auge no Guignol's band I e II. E depois como cronista único da II Guerra Mundial, pelo menos da parte ligada a paris e à fuga para a Alemanha. Feérie, D'un chateau l'autre, and so on.

Como é que o Inglês, consegue dar dentes e garras ao Céline comprometido com o sector editorial para gerar "caroço"?

Mistérios da linguística, que como su nome indica, não é uma labiistica, nem uma detalistica, nem uma palatalistica, nem uma uvularística.

É só língua! E a língua, segundo se depreende do Freud, é essencialmente uma aparato sexual...coisa que o Céline também intuiu
no seu francês especial, pouco dado a pompas funebres e divinais livros assim.

O Freud fez bem em se limitar a fugir, porque pode, seguindo as pisadas do Marx no século anterior, para LONDON. Big Ben, BibiCi, que com os L'aravions, são os personagens dos duelos interiores do tal Céline. Um verdadeiro verme fugido da Diet of Worms, que ainda por cima tinha imenso jeito para línguas, em particular o Inglês, mas também o alemão.

E não tinha dentes. Mas quanto a memória e sabedoria medicinal para toda a espécie de criaturas, nisso não teve pai. É evidentemente o único a ser realmente estudado a sério. No tocante a novas guerras que se queiram materializar. Isto é; novas batalhas, porque a Guerra é UMA Só. Não vivemos num Universo, ná!

Isto é sim Uma UNIWARRRRR, fase WWW!

Victor