terça-feira, dezembro 10, 2013

Oração de Caim


Obrigado, ódio; obrigado, ressentimento;
obrigado, inveja:
devo-vos quanto sou.
O pior de nós mantém o mundo a andar
e a ira é um dom: estamos vivos.

A que demónios pertencem os sorrisos,
esbanjados feito mercadoria barata,
nunca me dei ao trabalhado de averiguar.
Obrigado por não me deixares ser inconstante e doce
enquanto o mundo ergue a sua minuciosa obra de dor
e nos fazemos mal uns aos outros
amando-nos às cegas,
com torpes estaladas.

Eu sou essa pergunta da insónia
e a sua horrível resposta.
Beija-nos na boca, multidão, e esfuma-te,
que estamos sempre sós e não somos felizes.

Obrigado, angústia; obrigado, amargura,
pela memória e pela razão de ser:
não quero que me desejem ao preço da minha vida.

Obrigado, senhor, por me mostrares o caminho.
Obrigado, Pai,
por deixares que teu filho seja Caim.


- José Luis Piquero
in El fin de semana perdido, DVD

Sem comentários: