quarta-feira, outubro 09, 2013

TRATADO DE ARQUITECTURA
SEGUNDO NICOLAU NASONI



Repouso a sete palmos de terra
cumprindo a ciência das fundações
e o mistério dos números
Por minha estrita disposição, escapei-me
em local secreto de um templo
que desenhei até ao pormenor

Se me quiserem descobrir
não é certo que insista
o sangue quente italiano
Terão de perder-se na planta
que lhes deixei, mas ofereci
a causas mais divinas
Juntou depois a natureza
ornamentos de humidade
e o trabalho paciente das aranhas

Agora que me chamaste
ficará também aqui
qualquer coisa soterrada
sílabas escuras, mínimas
lascas de osso, e é como
se estivesse à espera
dos que vêm a caminho

Falaríamos de quanto pude erguer
em fundos tão confusos
para que a paisagem pousasse
como nas gravuras

a minha torre dividindo o espaço
e orientando as aves, por ela
a inclinação dos remos a repetir
o rio, olhassem-na distantes
os operários amestrando o fogo
entre os fumos do poente, soprassem
as nuvens por volutas da minha
inspiração até ao lugar
em que a vida aquietasse

De longe os avisos, pressentimento
do tremor da terra, a tempestade
e seus andaimes, mas tudo assim
arrisquemos em esplendor
e abatimento

- José Manuel Teixeira da Silva
in O Lugar Que Muda o Lugar, Língua Morta

Sem comentários: