segunda-feira, agosto 12, 2013


Sou o "base".
Primeiro homem da 4ª Companhia.
Primeiro homem de S. Paulo!

                            Ela devia estar aqui
                            Com o seu "bom dia"...

Tem dois soldados inda mais compridos que eu.
E a bizarria?
E a nitidez dos gestos militares?
Finalmente o sargento compreendeu que eu era o Exemplo,
Me deu o lugar supremo!
Sou o generalíssimo das tropas de terra-e-mar da humanidade!

                            Ela devia estar aqui
                            Com a sua vaidade.

Tudo em mim são ângulos, retas.
Maquinismo inflexível.
         Corpo metrônomo,
                    Allegro ma non troppo.
                                     Abaixo as músicas românticas!
                       Sou uma fuga de João Sebastião Bach!
Porém os pés sarcásticos satíricos
Grita-gritam riso fino de picadas.
                                       Cobras,
                                       Espinhos,
                                       Dores,
                                       Cacos no caminho.
Calcei botinhas de febre!
Lamentações humilhações físicas insuportáveis!
Meus pobres pés martirizados!
Ah, os bálsamos deliciosos refrigerantes!
           Perfumes raríssimos bíblicos!
                   Madalenas de mãos finas lentas imperiais!

                            Ela devia estar aqui
                            Com as suas mãos lentas...

- Mário de Andrade 
in Poesia Completas (Volume 1), Nova Fronteira

Sem comentários: