segunda-feira, agosto 05, 2013

O trabalho


Nos meus trabalhos a prática é decantada como causa e efeito
de um rumo sempre presente e em movimento.
O olhar desesperado de um detective
perante um crepúsculo extraordinário.
Escrita rápida traço rápido sobre um dia ameno que
chegará e eu não verei.
Mas ponte nenhuma definitivamente nenhuma ponte nenhum sinal
para sair de um labirinto ilusório.
Talvez rimas invisíveis e rimas blindadas em torno de
um jogo infantil, a certeza de que ela está sonhando.
Poesia que talvez interceda pela minha sombra em dias vindouros
quando eu for só um nome e não o homem que com
os bolsos vazios deambulou e trabalhou nos matadouros
do velho e do novo continente.
Credibilidade e não durabilidade é o que peço para os rimances
que compus em honra de raparigas absolutamente concretas.
E piedade para os meus anos antes de chegar aos 26.

- Roberto Bolaño
(tradução de Carlos Vaz Marques)
in La Universidad Desconocida

Sem comentários: