segunda-feira, janeiro 23, 2012

Cinco Rosas para António Manuel Couto Viana

Na terça-feira, 24 de Janeiro, às 18 horas, realiza-se uma HOMENAGEM A ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA, com leitura de poemas seus por Manuel de Freitas, Miguel Martins e Luis Manuel Gaspar, e lançamento do livro «Cinco Rosas para António Manuel Couto Viana», editado pela Averno, com desenhos de Luis Manuel Gaspar e um texto de Manuel de Freitas.
Sede bem-vindos!

BAR A BARRACA
Largo de Santos, 2
Santos-o-Velho
Lisboa





SAUDADES DO QUE NÃO FUI


Para Manuel de Freitas


Saudades da boémia que não sei:
O excesso de bebida. O charro.
(Eu sempre fui respeitador da lei,
Mas de barro.)

Saudades do balcão com a amizade
E o copo de cerveja.
(À noite, despe-se a cidade:
Único corpo nu que me deseja.)

Saudades do carinho
No ombro, na coxa, no cabelo.
(A mão da morte entorna o vinho
À sede de bebê-lo.)

Saudades desse alguém
Que não sei onde mora.
(E não sei de onde vem
Quando demora.)

Saudades do amor
Que nunca foi o meu.
(E de que sou acusador
E réu.)

Saudades a exigir ao velho
A vertigem da fuga.
(Mas não se pode destruir, no espelho,
A ruga.)

- António Manuel Couto Viana
in Restos de quase Nada e Outras Poesias, Averno

Sem comentários: