sexta-feira, março 02, 2007

A corrupção é proporcional à democracia

Os homens são atormentados pelo pecado original dos seus instintos anti-sociais, que permanecem mais ou menos uniformes através dos tempos. A tendência para a corrupção está implantada na natureza humana desde o princípio. Alguns homens têm força suficiente para resistir a essa tendência, outros não a têm. Tem havido corrupção sob todo o sistema de governo. A corrupção sob o sistema democrático não é pior, nos casos individuais, do que a corrupção sob a autocracia. Há meramente mais, pela simples razão de que onde o governo é popular, mais gente tem oportunidade para agir corruptamente à custa do Estado do que nos países onde o governo é autocrático. Nos estados autocraticamente organizados, o espólio do governo é compartilhado entre poucos. Nos estados democráticos há muito mais pretendentes, que só podem ser satisfeitos com uma quantidade muito maior de espólio que seria necessário para satisfazer os poucos aristocratas. A experiência demonstrou que o governo democrático é geralmente muito mais dispendioso do que o governo por poucos.

- Aldous Huxley, in 'Sobre a Democracia e Outros Estudos'



-------------
Este post fui buscá-lo ao blogue DOLO EVENTUAL. Até agora pareceu-me ser o único blogue que de cima a baixo se apresenta com categoria, nível e qualidade dentro do conjunto de blogues portugueses que se dedicam ao comentário e análise da actualidade. Como já disse várias vezes não são esses os blogues que mais aprecio mas penso que quando são muito bons não podem deixar de ser excelentes fontes de informação e cultura.

1 comentário:

Anónimo disse...

... não se deve confundir aristocracia, o governo dos que têm mais mérito, com oligarquia, o governo de uns poucos, embora na prática a primeira degenere na segunda rapidamente.

Em relação à citação do Tchekhov que tens lá, vale a pena contrapor estoutra budista:
'não existe caminho para a felicidade, a felicidade é o caminho'.

Não é que eu consiga(consigo de vez em quando,)mas convém tê-la presente.