quinta-feira, dezembro 07, 2006

As duas mãos - a esquerda e a direita


Há um senhor chamado Paco de Lucía que é considerado pelos apreciadores de flamenco o melhor guitarrista deste estilo. Este espanhol conseguiu tornar-se um verdadeiro ídolo para os amantes da mestria da técnica e arte musical do flamenco porque incentivado pelo seu pai começou desde os seus seias anos de idade a praticar todos os dias muitas horas com a guitarra... Segundo o que se diz praticava cerca de 12 horas por dia e manteve esse ritmo de treino sempre e ainda o mantém hoje já na casa dos 70.

Depois da guerra civil espanhola e no meio da conturbação e luta entre os partidos de ideologia de esquerda e da direita perguntaram numa entrevista a Paco de Lucía qual era a mais importante, a mão esquerda ou a mão direita. Ele não soube responder à pergunta imediatamente, pensou e lá disse que não há uma mais importante que a outra, as duas são fundamentais... No entanto disse que quando se toca guitarra a mão direita é a mão da acção e a mão esquerda é a mão que pensa.

Uns dias mais tarde um grupo de partidários da direita deu com Paco de Lucía a andar pela rua e atacaram-no, partiram-lhe a mão direita para o castigarem pelo que tinha dito. Os médicos disseram ao músico espanhol que muito dificilmente ele voltaria a tocar guitarra novamente porque a sua mão direita não deveria recuperar mas a mão recuperou e Paco de Lucía acabou por se afirmar como uma lenda do flamenco e um dos melhores guitarristas de sempre.


Sem comentários: