segunda-feira, agosto 28, 2006

Liderança

Os Leopardos
post do blog da revista atlântico

"Não é nada que não soubéssemos já. Mas a evocação do aniversário do nascimento de Marcello Caetano veio lembrar-nos a triste realidade. Grande parte das principais figuras que no pós-25 de Abril se arregimentaram nos partidos da área não socialista/comunista tiveram relações de especial proximidade com o governante. Mais do que familiaridade intelectual, havia, em muitos casos, uma cumplicidade filial de Caetano com gente que era visita de casa e um dia se tornaria central na vida política do país. Ora, esta é uma velha tragédia da democracia portuguesa: a relutância de pessoas importantes "da direita" em se assumirem claramente "de direita", dada a desconfiança com que foram sempre olhados pelo novo regime. Se a democracia portuguesa é ideologicamente desequilibrada, grande parte da culpa cabe a estes "leopardos" desejosos de aceitação. Por isso temos o PSD revolucionário, o centrismo populista de Marcelo Rebelo de Sousa, a disposição anti-americana de Freitas do Amaral ou o internacionalismo nefelibata de Adriano Moreira. Tudo gente adepta do estado paternalista, do "direito internacional", incapaz de qualquer posição polémica que se desvie do discurso de miss mundo em que a política moderna se tornou. É também por isso que a direita confessada que hoje temos está, maioritariamente, fora dos partidos."

-------------------------------

O meu comentário:

O post é relevante mas muito incompleto e se calhar tem o dedo torto porque o aponta mal. Os culpados da tragédia que é a falta de força da direita em Portugal são os meninos da esquerda e a estupidez de demasiada gente que consegue ser idiota e ao mesmo tempo abusivamente inconveniente, agressiva e mal educada (aliás a falta de educação desta gente é exactamente o problema dos homens que têm sentido direitista no coração mas se sentem obrigados a deter a sua tensão)...

Este é um país que está acostumado ao fingimento e à azelhice, a falar-se inverdades ou a adequar a mensagem a necessidades do gosto popular - a demagogia em Portugal não é uma fórmula opcional para a popularidade é mesmo uma fórmula necessária para algum (qualquer) tipo de sucesso... A liderança está a ser desencorajada neste país e como todos deveriam entender não há motor de responsabilidade maior que o exemplo que nos é dado pela liderança...

Apontem o dedo aos parvos mal educados que gritam com os pulmões cheios e deixam no ar os seus arrotos para cima de qualquer um que fale com mais razão dizendo coisas desagradáveis... As gentes precisam é de educação que isto da liberdade já deu o que tinha a dar e agora o que temos é andado a suportar a estupidez dos mil que se afirmam sobre os dez que ainda falam com alguma noção das coisas como elas são e como deviam ser.

Toda a gente sabe que é mais díficil mandar do que obedecer mas enquanto todos querem discutir ninguém faz, ninguém faz nada e vivemos uma paralisia civil, descrentes, já nada se anuncia com optimismo porque já toda a gente viu que isto assim não vai a lugar nenhum... Esperemos que a corda rompa e um líder já não seja opção mas sim nossa necessidade e sua obrigação.


-------------------------------------------------------------

Se os líderes existem não é porque a maioria quer mas porque precisa, e se os líderes se apagam não é porque a maioria precisa é porque a maioria quer.

Sem comentários: