tag:blogger.com,1999:blog-30468135.post2499818556398992232..comments2024-02-23T02:21:26.720+00:00Comments on O Melhor Amigo: Diogo Vaz Pintohttp://www.blogger.com/profile/13742790233014823555noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-30468135.post-34375356584326699972016-06-17T01:15:46.156+01:002016-06-17T01:15:46.156+01:00Creio que exemplos como o de Camilo, ou até Shakes...Creio que exemplos como o de Camilo, ou até Shakespeare -já que estamos lançados-, superam largamente o quadro mercantil, triunfando sobre ele e num mesmo passo subvertendo-o. Alcançam sucesso junto do "grande público" ao mesmo tempo que vencem as reservas do outro, pela forma como realizam espectacularmente as suas ambições artísticas. É um compromisso entre sedução e conflito. Obras que deslumbram sem abdicar de um sentido inconformista, e que por isso mesmo educam o gosto, formam públicos. Mas tratam-se de génios, que sempre transvasam aquilo que são as operações tendenciosas. Referir excepções é sempre uma forma de tentar furar o saco onde se recolhem as pedras que fixam os caminhos mais percorridos.Diogo Vaz Pintohttps://www.blogger.com/profile/13742790233014823555noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-30468135.post-81930924488123090912016-06-16T15:49:36.184+01:002016-06-16T15:49:36.184+01:00«trata-se da adaptação de grande parte daqueles qu...«trata-se da adaptação de grande parte daqueles que se apresentam como escritores às condições institucionais dominantes e ao mercado, o que significa que não produzem senão simples objectos de consumo, ao nível de qualquer outro artigo de supermercado<br /><br />E que dizer de Camilo (apenas para dar um exemplo), que vendia as suas obras adaptando-se -- freneticamente-- às condições institucionais dominantes e ao mercado? <br /><br />E porque se deverá aplicar um critério à literatura e outro à música (por exemplo)? <br /><br />Será que se deve apenas ouvir Ligeti, Gubaidulina e Tavener, para aplicar aos compositores os mesmos padrões que se esperam dos escritores (e dos leitores)?<br /><br />Será que os melómanos com ouvido educado olham com a mesma sobranceria aqueles que ouvem, sei lá, Vanessa Paradis?<br />xilrehttps://www.blogger.com/profile/15686580978463673549noreply@blogger.com